Roda do Ano é o calendário,a concepção de tempo dos pagãos,seguindo de forma cíclica cada estação,conforme a posição da Terra com relação ao Sol,levando em conta o ciclo solar e lunar.
São 8 festivais solares,os Sabbats,que acontecem durante o ano.
Tenho comemorado os sabbats desde o ano passado,logo que descobri o Projeto Roda do Ano,esse projeto é aberto para quem quer comemorar os festivais em grupo aqui em Curitiba.
Eu decidi começar a postar aqui no blog,sobre isso conforme eu for comemorando cada festival,afinal meu blog é pessoal e nada mais justo postar coisas que vou e participo,que fazem parte da minha trajetória de vida.
Altar feito por todos os participantes com coisas que coletamos no bosque e com as bonecas de maçã que confeccionamos.
Minha boneca
Mabon é o equinócio de Outono,e essa é minha estação favorita.
A natureza começa a declinar,o Deus está velho e morrendo e as folhas começam caem,comemoramos a abundância da segunda colheita,é hora de escolher as sementes para o próximo plantio,é o momento de agradecer pelos frutos,pelo aprendizado e refletir sobre nossas conquistas,nossas falhas,de nos avaliarmos e deixarmos morrer o velho,oque não deu certo,nos desfazermos do que não traz paz.
Tempo de renovar as energias,de fazer novos planos,de escolhermos as sementes,do que queremos plantar em nossas vidas para o próximo ano,os novos sonhos e projetos.
Mais uma vez foi lindo,comemorar os sabbats,é uma forma muito importante para vivenciar e respeitar os ciclos da natureza,observando cada ciclo podemos fazer reflexões para as nossas vidas tbm.
Para quem segue a roda do ano,me contem como vcs costumam celebrar,e tenham um ótimo Mabon.
Algumas fotos que tirei no bosque,porque em lugares lindos a gente não resiste né?
Rendas,Babados e Bordados
ahhh que lindo isso, me deu muita vontade de voar pra Curituba pro próximo! Quem sabe um dia?! Infelizmente ainda não posso celebrar os sabbats do jeito que eles merecem, mas faço minhas mentalizações e me conecto com os Deuses no meu silêncio.
ResponderExcluirbjo minha diva <3
Samhain,já pensou comemorarmos juntas que lindo? <3 Vemmmm rs
ExcluirO importante é a conexão e intenção do coração,essa é a magia.
Bjos
Como eu queria morar aí pra participar dessas coisas!! *-*
ResponderExcluirConfesso que estou meio largada com relação aos sabbats, faz tempo que não comemoro com afinco...
As fotos estão lindas!!
Beijão.
http://esquisistranha.blogspot.com.br/
Tbm queria vc morando aqui hehe
ExcluirAí não tem um grupo ou pessoas?
Temos fases né? as vezes damos uma relaxadinha hehe,uma hora vc volta com tudo.
Obrigada
bjos gatona
Que legal Gio! Não sabia desse grupo - adoraria comemorar os sabás em grupo :'( mas eu, avoada do jeito que sou, sempre acabo esquecendo de celebrar. Acho que em grupo eu ia conseguir melhor.
ResponderExcluirE que lugar mais lindoooo!!
Beijos de glitter!
Sussurro do Ar
Esse grupo é bem legal,quando estiver em Curitiba quem sabe vc participa.
Excluirhehe eu sou meio perdida tbm,e confesso q o grupo ajuda muito nesse sentido.
Esse bosque é mágico.
bjos
Ahhhh que amor! *~* Acho lindo as comemorações, nunca fiz nada aqui em casa do tipo, mas deve trazer uma paz né?! Txo aproveitar o tema e lhe perguntar, Giodiva, pelo que eu (achava?) você é ou era cristã ou estou enganada?! E essas são celebrações pagãs. (Perdoa se eu estiver equivocada, heuhe!) como que você faz pra conciliar as duas?! Isso sempre me dá um nó na cabeça porque aqui em casa, eu sou pagã e a minha mãe, cristã. Convivemos bem, mas é amplamente conhecido como duas religiões "que não se misturam", gostaria de saber sua opinião sobre isso, se não for incômodo. Beijão! :3
ResponderExcluir4sphyxi4.blogspot.com.br
Oi Jaquelinda
ExcluirSim,é muito gostoso.
Então,não concilio haha,não se misturam mesmo,não tem como.
Eu não sou mais cristã,faz um pouco mais de 1 ano que me classifico pagã,apesar de não ficar declarando isso no começo,estive no cristianismo por toda a minha vida,não nego o que vivi ali e tenho respeito,mas nem tudo é para sempre,né?
Eu não tinha conhecimento do paganismo e suas vertentes,sabia q existia mas não fazia ideia de como funcionava,e quando comecei a ler e estudar sobre,houve uma identificação muito grande com muitas coisas,sensações,ideias que eu já sentia e me identificava,só não sabia disso rs.
Meu marido e filhos são cristãos e temos convivido muito bem tbm,religião é experiência pessoal,é um caminho que só a pessoa pode trilhar,tendo respeito e amor pelo outro,a convivência é tranquila.
Talvez eu faça um post ou vídeo falando sobre isso,não sei ainda rs.
Ahhhh sim! Faça sim, adorarei assistir!
ExcluirAh esse Sabbath meu grupo não pode se reunir, é dificil celebrar solitariamente depois que a gente se acostuma com um grupo, lindo o lugar em que vocês celebraram <3
ResponderExcluirVerdade,em grupo é muito legal,principalmente para iniciantes como eu.
ExcluirEsse lugar é o nosso preferido,mas como aqui tem bastante parques,damos uma revesada.
bjos